e-CPF - Certificado Digital - Central Paulista

Orgão expedidor:

AR Central Paulista de Certificações

O que informa?

Se a assinatura da pessoa, física ou jurídica, é verdadeira.

Finalidade:

Assinar digitalmente documentos

É a solução destinada a pessoas físicas e se comporta como se fosse o seu CPF em versão digital.
O e-CPF te identifica no meio eletrônico, permitindo a realização de diferentes serviços:

  • Assinatura digital de documentos com validade jurídica;
  • Praticidade na declaração do Imposto de Renda através da Declaração Pré Preenchida
  • Acesso a portais do governo (como e-CAC, Receita Federal) de forma mais prática e otimizada.

 

Qual a documentação necessária para validação do e-CPF?

  • 1 documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade (RG, CNH ou RNI);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;

Atenção: para os Certificados Digitais e-Profissões, além da documentação acima, serão solicitados os documentos funcionais*, tais como: CRC, OAB, CREA, CRM, dentre outros (dentro do prazo de validade).

* Documento oficial de identificação profissional, reconhecido por lei federal. A identidade funcional só pode ser solicitada por profissionais em atividade.

 

Com o e-CPF possível acessar a Conectividade Social?

Sim, mas para habilitar é necessário apresentar no momento da validação o comprovante do número do PIS, caso você seja funcionário de uma empresa. Na falta deste documento. Será permitido apresentar qualquer dos documentos abaixo:

  • Cartão do PIS;
  • Extrato do FGTS;
  • Cartão Cidadão.

Já profissionais autônomos devem apresentar:

  • Comprovante do Cadastro Específico;
  • Matrícula do INSS (CEI);
  • Impressão atualizada da página da DATAPREV.

 

Com o e-CPF é possível acessar o PJe?

Sim! Em alguns casos é necessário habilitar o Certificado na plataforma e o passo a passo é bem simples:

  • Na barra de tarefas, procure uma “Seta” apontando para cima;
  • Procure o ícone do PJe Office e depois clique com o botão direito do mouse em “Configuração de Certificado”;
  • Em seguida clique em “Avançado” e no campo “Tipo” verificar se tem a opção “PKCS11”;
  • Clique duas vezes nela. A senha do seu Certificado Digital será solicitada. Clique em “Ok” e pronto!

Com o e-CPF é possível acessar o PJe?

Sim! Em alguns casos é necessário habilitar o Certificado na plataforma e o passo a passo é bem simples:

  • Na barra de tarefas, procure uma “Seta” apontando para cima;
  • Procure o ícone do PJe Office e depois clique com o botão direito do mouse em “Configuração de Certificado”;
  • Em seguida clique em “Avançado” e no campo “Tipo” verificar se tem a opção “PKCS11”;
  • Clique duas vezes nela. A senha do seu Certificado Digital será solicitada. Clique em “Ok” e pronto!

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