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e-CPF - Certificado Digital - Central Paulista
Orgão expedidor:
AR Central Paulista de Certificações
O que informa?
Se a assinatura da pessoa, física ou jurídica, é verdadeira.
Finalidade:
Assinar digitalmente documentos
É a solução destinada a pessoas físicas e se comporta como se fosse o seu CPF em versão digital.
O e-CPF te identifica no meio eletrônico, permitindo a realização de diferentes serviços:
- Assinatura digital de documentos com validade jurídica;
- Praticidade na declaração do Imposto de Renda através da Declaração Pré Preenchida
- Acesso a portais do governo (como e-CAC, Receita Federal) de forma mais prática e otimizada.
Qual a documentação necessária para validação do e-CPF?
- 1 documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade (RG, CNH ou RNI);
- Cadastro de Pessoa Física – CPF;
Atenção: para os Certificados Digitais e-Profissões, além da documentação acima, serão solicitados os documentos funcionais*, tais como: CRC, OAB, CREA, CRM, dentre outros (dentro do prazo de validade).
* Documento oficial de identificação profissional, reconhecido por lei federal. A identidade funcional só pode ser solicitada por profissionais em atividade.
Com o e-CPF possível acessar a Conectividade Social?
Sim, mas para habilitar é necessário apresentar no momento da validação o comprovante do número do PIS, caso você seja funcionário de uma empresa. Na falta deste documento. Será permitido apresentar qualquer dos documentos abaixo:
- Cartão do PIS;
- Extrato do FGTS;
- Cartão Cidadão.
Já profissionais autônomos devem apresentar:
- Comprovante do Cadastro Específico;
- Matrícula do INSS (CEI);
- Impressão atualizada da página da DATAPREV.
Com o e-CPF é possível acessar o PJe?
Sim! Em alguns casos é necessário habilitar o Certificado na plataforma e o passo a passo é bem simples:
- Na barra de tarefas, procure uma “Seta” apontando para cima;
- Procure o ícone do PJe Office e depois clique com o botão direito do mouse em “Configuração de Certificado”;
- Em seguida clique em “Avançado” e no campo “Tipo” verificar se tem a opção “PKCS11”;
- Clique duas vezes nela. A senha do seu Certificado Digital será solicitada. Clique em “Ok” e pronto!
Com o e-CPF é possível acessar o PJe?
Sim! Em alguns casos é necessário habilitar o Certificado na plataforma e o passo a passo é bem simples:
- Na barra de tarefas, procure uma “Seta” apontando para cima;
- Procure o ícone do PJe Office e depois clique com o botão direito do mouse em “Configuração de Certificado”;
- Em seguida clique em “Avançado” e no campo “Tipo” verificar se tem a opção “PKCS11”;
- Clique duas vezes nela. A senha do seu Certificado Digital será solicitada. Clique em “Ok” e pronto!
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