O funil de vendas de uma imobiliária em 4 etapas

A chave para converter seus contatos em leads, depois convertê-los em clientes e por fim, fidelizá-los, por isso, é importante conhecer o funil de vendas de uma imobiliária em 4 etapas.

 

O funil de vendas é um processo de marketing que visa acompanhar um contato ao longo de sua jornada de compra, de maneira a transformá-lo em prospect, e depois em cliente.

 

Vale lembrar que esse processo é ritmado por uma sequência de etapas, pelas quais passa um visitante quando ele compra um produto ou serviço.

 

Assim, ao final do funil de vendas imobiliário, você terá leads qualificados transformados em clientes, por consequência, mais chances de negócios.

Para você entender como tudo isso funciona na prática e tudo o que você pode fazer para alcançar melhores resultados na sua imobiliária, continue a leitura e confira!

 

O que é um funil de vendas de uma imobiliária?

 

Antes de mostrar as 4 etapas do funil de vendas de uma imobiliária, o que é um funil de vendas?

 

Um funil de vendas, também chamado de túnel de conversão, é a base de uma estratégia de inbound marketing.

 

É a representação do processo de compra pelo qual seus clientes passam para comprar ou alugar os imóveis da sua imobiliária.

 

Considerando que não são todos os visitantes do seu site que passarão à ação, o funil de vendas permite saber muito mais sobre o que os levou a tomar uma decisão ou ainda, o que os fez desistir.

 

Na verdade, uma imobiliária pode ter um ou vários funis de venda, tudo depende dos seus objetivos.

 

Por exemplo, vender ou alugar um imóvel, coletar dados sobre seus potenciais clientes, levar a um contato telefônico, etc.

 

Por isso, é importante conhecer cada uma das etapas, e é isso que você vai aprender no próximo tópico.

 

O funil de vendas de uma imobiliária em 4 etapas

 

As 4 etapas de um funil de vendas de uma imobiliária são:

Atrair os prospects;

Converter os leads;

Concluir a venda;

Fidelizar os clientes.

Vamos ver agora em detalhes cada uma das etapas do funil de vendas:

 

1.Atrair os prospects

 

O topo do funil consiste em atrair visitantes para o seu site.

 

Isso parece um pouco lógico: sem visitantes, você não terá ninguém para convencer para seguir a jornada de compra do cliente, portanto, ninguém para converter.

 

E talvez você esteja se perguntando: como chamar a atenção dos prospects?

 

Basta voltar um pouco ao princípio do marketing imobiliário, que é construir uma estratégia pautada em variados canais, que te permite conhecer seus futuros clientes.

 

Os principais canais digitais que você pode utilizar são:

 

Site: sem um site, não existe estratégia;

Blog: o blog pode ajudar por conta dos conteúdos publicados;

SEO: o SEO, seja no seu site ou blog, é o que permite um bom ranqueamento das suas páginas nos resultados de pesquisa;

Redes sociais: representam um forte potencial para alcançar potenciais prospects, particularmente através da biografia para encantar clientes.

É claro que você também pode utilizar canais de aquisição físicos, por exemplo, outdoor para imobiliária ou distribuição de flyers.

 

Como tudo isso funciona na prática?

 

Você deve criar conteúdos que respondam às dúvidas e interesses do seu público-alvo, com base em palavras-chave.

 

Em seguida, você deve otimizar esses conteúdos, de forma que eles apareçam nos primeiros resultados de pesquisa.

 

Para acelerar esse processo, ou seja, posicionar seu site mais rapidamente, uma estratégia bastante eficaz é comprar links de outros sites, pois traz mais autoridade e credibilidade para o seu site.

 

Além disso, aproveite as mídias sociais para gerar mais tráfego para seu site.

 

A ideia da primeira etapa do funil é atrair visitantes com mais chance de se converterem em leads.

 

2.Converter os leads

 

Lembrando que o objetivo do funil de vendas é converter seus visitantes, que são aqueles que vieram através dos mecanismos de pesquisa, redes sociais ou outra forma de propaganda imobiliária, seja física ou digital, em leads qualificados.

 

Essa é a etapa do meio do funil, seus conteúdos irão funcionar como uma espécie de moeda de troca, ou seja, os conteúdos que você entrega devem ter um forte valor agregado para convencer seu potencial cliente a fornecer informações sobre telefone, e-mail…

 

Por meio de CTAs e landing pages eficazes com formulários claros, você consegue coletar dados sobre seus leads e poderá acompanhá-los ao longo de sua jornada.

 

3.Concluir a venda

 

Chegamos agora no fundo do funil, que é a conclusão da venda de imóveis.

 

Veja como um lead qualificado se converte em cliente, isto é, chega à tomada de decisão:

 

Esse percurso, que também é chamado de “lead nurturing”, é um caminho pensado para deixar os prospects quentes, entregando regularmente conteúdos que possam lhes interessar.

 

Para isso, você pode fazer uso de diversas ferramentas:

 

Software de mercado imobiliário, como um CRM, a fim de coletar dados dos seus leads;

Automação de e-mail marketing.

 

4.Fidelizar os clientes

 

Nessa etapa, seus leads se converteram em clientes e o contrato de corretagem imobiliária foi assinado.

 

Tenha em mente que esse cliente é muito importante, principalmente por dois motivos;

 

Um vendedor é também um potencial comprador: ele pode decidir adquirir um outro imóvel, ou querer vender o imóvel no futuro, e assim, poderá entrar em contato com a sua imobiliária virtual para fazer negócio;

Um cliente satisfeito pode se tornar um defensor da sua imobiliária. Poderá te indicar para amigos, familiares, compartilhar seus conteúdos nas redes sociais.

Por isso que o funil de vendas de uma imobiliária não termina após o processo de venda ter sido finalizado.

 

De todas as etapas, a da fidelização dos clientes é crucial!

 

Para fidelizar seus clientes, você pode adotar estratégias, tais como:

 

Utilizar questionários de satisfação no pós-venda;

Pedir aos seus clientes para deixar comentários no seu site;

Personalizar suas mensagens.

Tenha em mente que um cliente satisfeito vai falar de você a duas ou três pessoas, mas um cliente insatisfeito poderá demonstrar seu descontentamento a dezenas de pessoas!

 

Logo, além da fidelização, certifique-se que seus clientes estão contentes com o seu trabalho, e com certeza, irão compartilhar mensagens positivas sobre você.

 

Conclusão

Agora que você já sabe como é feito o funil de vendas de uma imobiliária em 4 etapas, não se esqueça de continuar com suas estratégias de marketing.

 

Lembre-se que é um trabalho contínuo e a longo prazo, mas é o melhor a fazer para você alcançar seu principal objetivo, que é aumentar a venda de imóveis.

 

Fonte: https://publicidadeimobiliaria.com/o-funil-de-vendas-de-uma-imobiliaria-em-4-etapas/

 

Fonte e Crédito da Imagem: http://room33.com.br/blog/2020/03/11/3118/