Dicas para corretor de imóveis: como atrair e manter clientes satisfeitos

Parte importante para uma carreira de corretor de imóveis bem sucedida é a interação com os clientes. Ser um profissional bem informado, educado e com simpatia ajuda no dia a dia, mas a verdade é que existem mais estratégias que podem ajudar o corretor a atrair e reter seus clientes, aumentando, assim, sua rede de contatos. Se você é corretor, não importa se tem experiência ou está começando agora, confira as dicas para corretor de imóveis que separamos no artigo de hoje!

Dicas para corretor de imóveis

Não importa se você tem experiência ou se acabou de ingressar na carreira de corretor de imóveis, sempre é possível melhorar profissionalmente! Seja otimizando a rotina de trabalho ou adquirindo novas técnicas para melhorar seus resultados. Com isso, não dá para deixar de fora a relação com os clientes antes, durante e após a negociação.

Pensando nisso, listamos 10 dicas para corretor de imóveis atraírem e reterem seus clientes.

1. Conheça o seu público

Entender o perfil dos seus clientes é o primeiro passo. Para isso, descubra quais são suas necessidades, desejos, objetivos e restrições. Isso permite uma abordagem mais personalizada e assertiva.

Obviamente, há diversos tipos de públicos procurando por imóveis. Aqueles que querem alugar e os que preferem comprar, os que procuram por imóveis residenciais e os que buscam por um ponto comercial, aqueles que preferem casas e os que optam por um apartamento, aqueles que priorizam a localidade e os que preferem priorizar um imóvel com mais espaço… As opções são infinitas!

A dica é que no primeiro contato com o cliente, você já descubra suas prioridades e limitações para filtrar melhor as opções. Conforme apresentar os imóveis disponíveis, fique atento aos comentários, isso também ajuda a refinar sua curadoria para oferecer opções cada vez mais assertivas. Conversar sobre a rotina da família e sobre planos também pode trazer boas perspectivas.

2. Invista no marketing digital

Ter presença online é indispensável nos dias de hoje. Crie um site profissional, utilize redes sociais para divulgar seus imóveis e interaja com seus seguidores. Produza conteúdo relevante, como blogs e vídeos, para atrair interesse.

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para impulsionar seus resultados profissionais!

Por outro lado, sabemos que criar conteúdo demanda tempo e, em algumas atividades, conhecimentos específicos para utilizar as plataformas. Por isso, sua imobiliária, caso você trabalhe em uma, pode contar com um profissional especialista em Marketing Digital ou terceirizar para uma agência.

Se for autônomo, você mesmo pode delegar essa tarefa para um especialista. Desse modo, sua presença online será apresentada de forma profissional e com atuação frequente.

3. Ofereça atendimento personalizado

Ao trabalhar com seus clientes, personalize sua abordagem. Mostre que você se importa genuinamente com as necessidades deles e esteja disponível para responder a perguntas e oferecer suporte durante todo o processo.

É comum que corretores de imóveis precisem trabalhar fora do horário comercial para atender os clientes na hora em que eles estão livres. Para compensar, você pode fazer pausas e tirar folgas no que seria o “contraturno” desse período. Assim, você garante um bom desempenho, mas não sobrecarrega sua saúde.

4. Seja transparente – corretor de imóveis

Estabeleça uma relação de confiança com seus clientes. Seja transparente sobre os imóveis, suas condições, preços e todas as informações relevantes. A honestidade constrói credibilidade.

5. Invista em Networking – corretor de imóveis

Manter uma rede de contatos forte é fundamental. Participe de eventos do setor imobiliário, encontros de networking e faça parcerias com outros profissionais relacionados à área.

Seja atuando em uma imobiliária ou como autônomo, é importante para todo profissional criar uma rede de contatos para ajudar e ser ajudado.

6. Domine as tecnologias disponíveis

Se atualize sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis para corretores de imóveis. Aplicativos, softwares de gestão imobiliária e recursos de realidade virtual podem agregar valor à sua oferta, bem como otimizar seu tempo e o dos clientes.

7. Ofereça informações precisas e relevantes

Forneça informações completas e precisas sobre os imóveis, incluindo características, localização, facilidades nas proximidades e documentação. Clientes bem informados tomam decisões mais assertivas.

Garantir a satisfação dos clientes também é importante para o pós-venda, assim como influencia positivamente para a criação de uma rede de contatos sólida.

8. Mantenha o contato constante

Mantenha-se presente mesmo após a conclusão do negócio. Envie e-mails periódicos com novidades do mercado, anúncios de novos imóveis e dicas úteis para a manutenção de propriedades.

Apenas tome cuidado com o exagero para não saturar o cliente e acabar afastando-o. É importante encontrar o equilíbrio para se manter ativo e permanecer na memória desses clientes para indicações e para voltar a fazer negócios no futuro.

9. Incentive feedbacks e compartilhe

Peça feedbacks de seus clientes sobre o atendimento, processo de negociação e experiência geral. Use esses comentários para melhorar continuamente seus serviços.

Às vezes, durante uma conversa no WhatsApp, os clientes fazem elogios ao seu trabalho. Peça permissão para publicá-los, conferindo se o cliente permite ser identificado ou não.

10. Seja um especialista no mercado local

Corretor de imóveis conheça detalhes sobre a região em que atua. Esteja preparado para responder a perguntas sobre escolas, transporte, comércio local e tendências de valorização imobiliária na região.

Cidades grandes como São Paulo podem ter especialistas ainda mais nichados. Por exemplo, você pode se especializar na Zona Norte, Sul, Leste ou Oeste. Esse tipo de especificação também ajuda você segmentar o público.

Conclusão – corretor de imóveis

Atrair e manter clientes satisfeitos é um compromisso constante para os corretores de imóveis. Por meio de estratégias personalizadas, transparência, investimento em tecnologia e bom atendimento, é possível construir relacionamentos duradouros e garantir o sucesso no mercado imobiliário.

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