Mais Quatro Parques Estaduais de SP Reabrem

O governo do estado de São Paulo reabre mais quatro parques urbanos localizados na capital e na região metropolitana nesta segunda-feira (3), após quatro meses fechados. A medida ocorre durante a flexibilização da quarentena na região.

Desde o dia 13 de julho acontece a reabertura gradual dos parques estaduais. A retomada agora contempla 14 parques urbanos estaduais na Grande São Paulo.

A partir desta segunda reabrem:

o Parque Manoel Pitta, conhecido como Parque Belém, na Zona Leste;

o Parque Ecológico do Guarapiranga, às margens da represa, na Zona Sul;

o Parque Ecológico Várzea do Embu-Guaçu, na Grande São Paulo;

o Parque Gabriel Chucri, conhecido como Parque da Lagoa, no município de Carapicuíba.

Abertos desde 20 de julho:

Juventude

Horto Florestal

Jequitibá

Jacuí

Biacica

Jardim Helena

Abertos desde 13 de julho:

Villa-Lobos

Candido Portinari

Água Branca

Ecológico do Tietê

Zoos e áreas de proteção

As atividades no Zoológico, no Zoo Safari e no Jardim Botânico, na capital paulista, também foram liberadas já no dia 13 de julho.

Diferentemente dos parques urbanos, a visitação é autorizada também aos sábados, domingos e feriados, e abrem uma hora antes, operando das 9h às 16h. A entrada é limitada nos três locais possui restrição de 50% dos ingressos.

O Jardim Botânico fecha às segundas-feiras para manutenção, e a visitação ao Zoo Safári é permitida apenas com veículos particulares, já que o serviço de vans está suspenso no local.

As Unidades de Conservação do Jaraguá, Cantareira (Núcleo Pedra Grande) e Caminhos do Mar, também já liberados, seguem os mesmos horários de visitação, que precisam ser agendados e confirmados com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas unidades.

Nestes locais, há limite máximo de 30% da capacidade de visitantes e as trilhas com mamíferos e cachoeiras permanecem fechadas.

Regras para parques estaduais

Além da restrição de dias e horários, a Secretaria de Infraestrutura e do Meio Ambiente estabeleceu também outras regras para a reabertura dos parques, são elas:

Banheiros devem ser limpos com maior frequência;

Sinalização para orientar os visitantes;

Uso obrigatório de máscaras;

Álcool em gel disponível em totens;

Liberadas apenas atividades físicas individuais, com distanciamento social;

Bebedouros devem ser utilizados com copos ou garrafas;

Espaços fechados, como academias, bibliotecas, museus, orquidários e viveiros serão restritos.

Plano São Paulo

A quarentena que visa conter o avanço do coronavírus começou no dia 24 de março, quando o governo do estado determinou que continuassem abertos somente setores considerados essenciais: saúde, transporte, segurança, limpeza pública, indústrias, bancos e telemarketing.

Em 1º de junho, o governo iniciou o chamado Plano São Paulo para a reabertura gradual das atividades econômicas em fases. O estado foi organizado em 17 Divisões Regionais de Saúde (DRS), e a Grande São Paulo foi subdividida em outras 6 microrregiões. A flexibilização da quarentena é feita de modo diferente de acordo com a classificação das regiões por cores.

No dia 3 de julho, a capital superou as fases vermelha e laranja, e alcançou a Fase 3-Amarela, que autorizou a reabertura de diversos setores, mediante um período de estabilidade e a assinatura de protocolos de segurança pelas autoridades municipais.

Os cinco critérios de saúde que baseiam a classificação são: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), total de leitos por 100 mil habitantes, variação de novas internações em comparação com a semana anterior, variação de novos casos confirmados em comparação com a semana anterior, variação de novos óbitos confirmados em comparação com a semana anterior.

Por Vivian Reis, G1 SP

Fonte: Gazeta São Mateus