Empresas Oferecem sua Tecnologia para Imobiliária

Comprar e vender um imóvel está mais digital que nunca. Com o crescimento do mercado imobiliário, avançam também plataformas digitais e marketplaces de imóveis. Ao digitalizar grande parte do trabalho do corretor – do anúncio de um imóvel em grandes portais à análise de crédito do cliente – essas plataformas se preparam para oferecer ainda mais serviços e inteligência de dados.
A startup paranaense Arbo Imóveis, por exemplo, está presente em 220 cidades no Brasil, além de ter imóveis no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Este ano, a empresa triplicou o número de imóveis para 32.000 anúncios e dobrou o número de corretores cadastrados, para cerca de 900.

A Arbo oferece sua tecnologia para imobiliárias e incorporadoras e ajuda corretores a encontrarem o cliente ideal para seus imóveis. No lugar de ser um concorrente para plataformas como Zap Imóveis, a Arbo é uma parceira. Com sua tecnologia, ela leva os anúncios das imobiliárias a diversos marketplaces, aumentando a exposição dos imóveis.

Munida dos dados dos clientes, a Arbo consegue entender que tipo de imóvel cada consumidor busca e oferecer as opções mais adequadas. O sistema também avalia os corretores com base no tempo de resposta a um cliente, para manter apenas os melhores profissionais na plataforma. Também faz anúncios em Google Ads e no Instagram, entre outras mídias. Assim que um consumidor em potencial entra em contato com o anúncio, a Arbo busca um corretor disponível para o atendimento ser o mais rápido possível. Todo esse investimento em marketing sai do bolso da própria Arbo, já que as imobiliárias não costumam ter essa verba.

Recentemente, a startup recebeu investimento da Domo Invest e do Grupo Anjo, formado pela Target Ventures, CS Participações e M2 Participações, em transação de mais de 20 milhões de reais. Esse aporte irá contribuir para a consolidação e o crescimento da marca em mercados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, além de ingressar em outros estados. Mais de metade da carteira está na cidade de São Paulo, onde chegou há cinco meses.

A ideia também é integrar cada vez mais serviços e funcionalidades em sua plataforma. Um dos serviços embutidos é a cotação de crédito para o cliente que, em um só lugar, consegue cotar o financiamento em diversas instituições financeiras. “As imobiliárias precisam de um meio digital para que os imóveis sejam mais disponíveis para os clientes”, diz Manoel Gonçalves, fundador e presidente da Arbo Imóveis.

Fonte: Exame.com