Dúvidas mais comuns quando se precisa de um certificado digital

Uma das dúvidas mais comuns quando se precisa de um certificado digital para emitir notas fiscais está em entender se o e-CNPJ ou o NF-e é o produto ideal a ser adquirido.

A verdade é que ambos podem ser utilizados para essa função, mas existem algumas diferenças entre eles.

Enquanto o e-CNPJ só pode ser utilizado pelo proprietário da empresa ou seu representante legal, o NF-e pode ser designado, também, para funcionários autorizados.

Outra diferença é que o certificado digital para pessoa jurídica é mais abrangente e atende todos os documentos fiscais eletrônicos, literalmente servindo como um substituto do CNPJ impresso, no mundo digital.

Enquanto isso, a grande vantagem de optar pelo NF-e está justamente na sua especialidade. Ele serve unicamente para a emissão de notas e para identificar quem foi o faturista a realizar cada operação (com o objetivo de facilitar, em casos de empresas que possuam mais de um certificado credenciado no mesmo CNPJ). Seu grande diferencial é suportar grandes volumes de validações por dia e ter sua função bem definida, assim, o funcionário designado não terá acesso a outras informações confidenciais da empresa.

Quer saber qual certificado é o ideal para o seu caso? Converse com um de nossos especialistas.