Caixa dá mais Descontos na Compra de Imóveis

Em 2020 houve um aumento de leilões realizados por bancos. Com uma oferta mais ampla de imóveis retomados no mercado, os descontos concedidos aumentaram.

É o que pode ser visto entre os imóveis da Caixa, que representam 70% do mercado. No banco, o desconto médio dos 11.952 imóveis retomados que foram colocado à venda é de 41%. Deles, 58,5% registram descontos entre 40% e 50%. É o que aponta o levantamento EXAME/Resale, da plataforma de venda de imóveis retomados Resale em parceria com o BTG Pactual, divulgado com exclusividade para a EXAME Invest.

Esse percentual de desconto — entre 40% e 50% — costumava representar apenas de 30% a 40% do estoque do banco, diz Marcelo Prata, fundador e CEO da Resale.

Gustavo Cambauva, analista do BTG, aponta que há a predominância de imóveis (principalmente casas) com um valor preço médio que se enquadra dentro do programa “Casa Verde Amarela” (antigo Minha Casa Minha Vida) e em cidades menores (as grandes capitais têm um número reduzido de imóveis retomados em relação ao tamanho de mercado).

A Caixa e também o Santander (SANB11) costumam financiar a venda de seus imóveis retomados, principalmente os desocupados, o que facilita a compra. O Banco do Brasil (BBAS3) geralmente não financia, mas permite parcelar o valor em até 12 vezes. Para olhar os imóveis retomados da Caixa à venda, acesse o site.

Mudança do leilão para a venda direta

Os imóveis retomados costumavam ser vendidos apenas por meio de leilões. “Ou você entendia como funcionavam ou ficava de fora”, aponta Prata.

Até que os bancos, diante de uma necessidade maior de diminuir o estoque, viram uma oportunidade de ampliar o público comprador ao oferecer unidades via venda direta.

Como resultado, 61% dos que compraram imóveis por meio de venda direta na Resale nunca tinham comprado unidades em leilão.

Saiba mais: https://exame.com/invest/caixa-da-mais-descontos-na-venda-de-imoveis-retomados/

Fonte: Exame.com