Residencial com espaço pet é a nova aposta do mercado

Nos novos lançamentos, as plantas já incluem facilidades para os donos de animais na área do condomínio

 

É bom para cachorro… e para gato também. No país que tem a terceira maior população de animais domésticos do mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado imobiliário descobriu o filão dos residenciais com espaços para os pets. Nos novos lançamentos, em especial no pós-pandemia e independentemente da metragem, as plantas capricham em facilidades para que os donos dos peludos possam cuidar deles sem sair do condomínio. Demanda não vai faltar. De acordo com pesquisa do Instituto Pet Brasil, quase 50% dos animais de estimação do país vivem em estados da Região Sudeste.

 

Os pets estão ganhando cada vez mais espaço nas cidades e muitos lugares já aceitam a presença deles, como restaurantes, lojas, shoppings e até mercados, destaca o diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar, Lucas Couto.

 

— Os animais de estimação são considerados membros das famílias com as quais vivem e merecem também um espaço dedicado a eles nos condomínios residenciais — afirma.

 

No Oceana Golf, na Barra, empreendimento da estreia da Patrimar no mercado carioca, os animais de estimação dos moradores das 246 unidades desfrutarão de uma área de 44 metros quadrados inserida no paisagismo e com brinquedos interativos. Em dezembro, a construtora promoveu um dia exclusivo para apresentar o residencial aos futuros compradores e a seus cães e gatos.

 

Os empreendimentos da Gafisa também têm saído das pranchetas já prevendo uma área destinada aos animais de estimação. O Invert Barra, com 168 unidades, e o We Sorocaba, com 25 apartamentos, em Botafogo, oferecem espaços exclusivos tanto para cuidar da higiene dos bichinhos quanto para os tradicionais passeios.

 

— Muitas famílias adotaram cães na pandemia, e sempre é uma comodidade poder cuidar deles no condomínio. A demanda por áreas de pet care cresceu muito — avalia a gerente de Incorporação da Gafisa no Rio, Fabiana Nóbrega.

 

Muitas vezes, o interessado no imóvel já visita os estandes acompanhado de seus animais de estimação, como conta a arquiteta da Bait, Nina Kuperman. Um dos destaques da incorporadora nesse nicho é o Ivo, de 39 apartamentos, em Botafogo, que tem lava-pés e brinquedos, além de área livre descoberta e serviço de passeador de cães.

— As pessoas nos visitam com o animal e querem saber detalhes do espaço. Os bichinhos ajudam a promover bem-estar e socialização entre os vizinhos — diz.

 

Mais do que diversão ou socialização, os espaços pet resolvem um problema de natureza prática. A Itten fez uma pesquisa com clientes e constatou que muitos queriam uma alternativa para não precisar dar banho nos animais domésticos na varanda. A partir dessa constatação, todos os lançamentos passaram a ter espaço pet, com cuba para banho e chuveiro articulado com mangueira longa. No Praia Residencial Mar, com 34 unidades, na Praia do Pepê, haverá uma comodidade extra:

 

— Teremos um lava-pés e um lava-patas para que os banhistas possam higienizar o animal antes de entrar no prédio — conta o diretor da Incorporação, Eduardo Cruz.

 

Os compradores só têm a agradecer esse carinho extra com os peludos. A veterinária Danielle Bueno adquiriu um apartamento no Highlight, no Jardim Botafogo, parceria do Opportunity com a Performance, justamente por causa do espaço pet que considerou ideal para seus três animais de estimação: awest Matilda e os chihuahuas Vanda e Jorginho.

 

— Não existe um empreendimento com esses diferenciais na Zona Sul, com estrutura de academia de ginástica, quadra esportiva e um espaço dedicado aos animais. O pet place foi uma ótima surpresa — comenta.

 

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/morar-bem/residencial-com-espaco-pet-a-nova-aposta-do-mercado-25400526

 

Crédito e Fonte da imagem: DIVULGAÇÃO/ITTEN